terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Diversification of the Amazonian biota: reconstructing a complex history


Voltamos às atividades do grupo em 2010 com uma palestra do Dr. Joel Cracraft, curador da coleção de Aves do American Museum of Natural History, NY, EUA. O Dr. Cracraft teve papel importante na evolução da teoria em sistemática, biogeografia e padrões de diversificação, tendo estudado a avifauna de diferentes regiões do mundo. Atualmente, suas principais linhas de pesquisa são: relações filogenéticas entre os grandes grupos de Aves; diversificação e evolução de biotas; teoria e métodos em sistemática e biogeografia; biogeografia histórica e diversificação da biota Neotropical, com ênfase na avifauna Amazônica.

Os principais interesses de sua pesquisa são compreender que mecanismos influenciam a origem e extinção das espécies, que processos no passado foram responsáveis pela origem dos padrões de diversidade e endemismo que vemos hoje e como a história da Terra se relaciona com a evolução das biotas.

A palestra será na sexta feira, dia 5 de fevereiro, às 17hs, no auditório da Biblioteca do INPA.

O Dr. Cracraft também gostaria de conhecer e conversar com pesquisadores interessados em diversificação e biogeografia da Amazônia, na sexta, dia 5, em horário a ser definido. Quem tiver interesse contactar: camilaribas@gmail.com

Dia 25 de fevereiro recomeçam nossas reuniões quinzenais. Aguardamos sugestões de temas e textos!

Nenhum comentário: